Logo

Como se recuperar após o AVC?

Home » Pacientes » Como se recuperar após o AVC?

** Autor: Dr Pablo Nascimento, neurologista, especialista em AVC, é médico assistente da Unidade de AVC e responsável pelo ambulatório de bloqueios neuromusculares com toxina botulínica do Hospital Santa Marcelina. É também professor do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo – SP.

QUAIS OS TIPOS DE SEQUELAS APÓS UM AVC?

Após a ocorrência de um AVC, os principais questionamentos dos pacientes e seus familiares são quanto às consequências da doença. Quais serão as sequelas? O quanto é possível recuperar? O que é preciso fazer?

O AVC é a principal causa de perda de independência em todo mundo e, na maior parte das vezes, não estamos preparados para lidar com isso adequadamente. 

A doença pode afetar as pessoas de diversas maneiras. Algumas se recuperam completamente ou ficam com sequelas que não trazem prejuízo para o dia a dia, já outras podem ter comprometimento de funções importantes do cérebro causando perda da funcionalidade. As principais sequelas causadas pelo AVC são:


O QUE FAZ A REABILITAÇÃO PÓS-AVC?

Diante destas sequelas, os esforços para minimizar o impacto na qualidade de vida e aumentar a recuperação funcional após o AVC é o foco da reabilitação. O seu principal objetivo é auxiliar as pessoas a reaprenderem as habilidades perdidas com a doença, a ganharem independência e melhorarem a qualidade de vida.

Por exemplo, as pessoas que não conseguem falar depois de um AVC podem reaprender a falar, ou pelo menos se comunicar de alguma forma alternativa. Da mesma maneira, as pessoas que não podem andar podem reaprender a andar, às vezes com auxílio de uma bengala ou andador.

Várias abordagens são importantes na reabilitação, e profissionais de diferentes áreas devem estar envolvidos nesse processo. O planejamento vai depender da parte do corpo afetada ou das funções afetadas pela doença.

Alguns dos profissionais que podem auxiliar nas estratégias de reabilitação são:


QUANDO COMEÇAR A REABILITAÇÃO E OS EXERCÍCIOS?

A reabilitação deve começar o mais cedo possível, idealmente ainda nas primeiras 48 horas após o AVC, caso as condições clínicas do paciente permitam. A recuperação varia de pessoa para pessoa, e é difícil prever o quanto o paciente irá melhorar dos sintomas ou quanto tempo isso levará.

É normal que a recuperação seja mais rápida nos primeiros meses, e depois diminua o ritmo lentamente, mas é importante não desanimar. Muitas pessoas continuam evoluindo devagar por meses ou até mesmo anos depois.

O sucesso da reabilitação dependerá de diversos fatores, incluindo:

O comprometimento do paciente e o apoio de cuidadores, amigos e familiares são muito importantes para o sucesso da reabilitação.


DICAS IMPORTANTES NA FASE DE RECUPERAÇÃO APÓS O AVC

Após o AVC, é muito comum que as pessoas deixem de utilizar o lado do corpo acometido, mas essa atitude pode prejudicar o reaprendizado das funções perdidas pelos membros afetados. Por isso, é fundamental estimular o lado acometido com diferentes tarefas e informações sensoriais, mesmo que haja dificuldades, demore mais tempo ou necessite de apoio de outro membro. A adesão a uma rotina diária de exercícios, inclusive fora das sessões de terapia, é essencial para a recuperação dos movimentos.

Adaptações nos vestuários e no ambiente também são necessárias para facilitar a vida e prevenir quedas e acidentes. Por isso, é importante o uso de sapatos adequados, com solado antiderrapante, boa iluminação do ambiente, evitar o uso de tapetes e passadeiras, adaptar o banheiro com instalação de barras de apoio nas paredes, uso de cadeiras de banho e uso de tapete antiderrapante no box do banheiro.

Muitas vezes os pacientes necessitarão de tratamentos complementares, além dos exercícios de fisio, fono, psicologia ou TO, que podem incluir:

Com o avanço tecnológico, estão surgindo várias outras possibilidades de tratamento, como a robótica, exoesqueletos, uso de realidade virtual e neuroestimulação, todos com o objetivo de tornar ainda maior a chance e a velocidade da recuperação da funcionalidade e da qualidade de vida após o AVC.

A recuperação após o AVC pode ser uma experiência longa e difícil. É normal se deparar com dificuldades ao longo do caminho. A dedicação e a motivação do paciente e de sua rede de apoio para a melhora o ajudarão a obter o melhor benefício.


Referências:

Stroke rehabilitation: What to expect as you recover. Mayo Clinic, 2019. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/stroke/in-depth/stroke-rehabilitation/art-20045172>. Acesso em: 06 de mar. de 2022.

Recovery Stroke. NHS, 2019. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/stroke/recovery/>. Acesso em: 06 de mar. de 2022

Post-Stroke Rehabilitation Fact Sheet. National Institute of Neurological Disorders and Stroke, 2021. Disponível em: <https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Fact-Sheets/Post-Stroke-Rehabilitation-Fact-Sheet>. Acesso em: 06 de mar. de 2022.

Rehab Therapy After a Stroke. American Stroke Association, 2019. Disponível em: <https://www.stroke.org/en/life-after-stroke/stroke-rehab/rehab-therapy-after-a-stroke>. Acesso em 06 de mar. de 2022.

Manual de orientações pós-AVC. Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <https://avc.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Manual-de-cuidados-pos-AVC-Fisio-UFU.pdf> . Acesso em 06 de mar. de 2022.



Tags: AVC, isquemia cerebral, acidente vascular cerebral, avc isquêmico, AVCI, AVC em jovem, fisioterapia, reabilitação no AVC, exercícios após AVC, fonoterapia, tratamento.


PARA COMBATER E PREVENIR O AVC, A SBDCV RECOMENDA E ESTIMULA AS PESSOAS:

  1. Que conheçam seus fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto ou fibrilação atrial
  2. Que sejam fisicamente ativas e exercitem-se regularmente.
  3. Que se evite o ganho de peso e a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
  4. Que se limite o consumo de álcool.
  5. Que evitem o uso do cigarro.
  6. Que todos aprendam a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.


PARA SABER MAIS…

O que é o Acidente Vascular Cerebral?

Causas de AVC

Quais são os fatores de risco e as doenças mais comuns que causam o AVC?

Encontre um profissional Neurologista especialista em AVC na sua cidade – AQUI